Compartilhar
Nesta edição, vamos conhecer quais são alguns dos índices avaliativos.
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌
 
 
 
 

Newsletter | Julho 2022
 
Qual é o segredo dos cursos nota máxima?
O Ministério da Educação possui todo o aparato que avalia instituições e cursos e dispõe de critérios avaliativos e avaliadores.

Receber uma nota 5, a máxima, significa uma boa reputação para a instituição, mais alunos interessados e a possibilidade de um processo seletivo mais rigoroso para a escolha de alunos — ou seja, a evasão e a inadimplência deixam de ser grandes problemas.

Receber uma nota 3, por outro lado, significa que a instituição pode operar, mas não pode cair de nível. Abaixo da nota 3, um curso não pode sequer ser ministrado.

Uma instituição que tiver sido avaliada com nota 3 pode acabar fechando as portas de um ano para o outro, prejudicando muitos alunos por conta disso.

Por isso, os critérios avaliados pelo MEC devem ser considerados com muita dedicação pela IES que deseja ser bem pontuada. Vamos conhecer alguns deles:

Quais são os índices avaliativos?
Conceito Enade
É o avaliador do desempenho dos alunos. De acordo com o MEC: "Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico. Quem falta à prova ou não preenche o questionário não cola grau."
Conceito Preliminar de Cursos (CPC):
É este que avalia a qualidade dos cursos ofertados pela IES. De acordo com o MEC: "É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade)."
Índice Geral do Cursos (IGC):
É este que avalia a qualidade das faculdades, centros universitários e universidades. De acordo com o MEC: "É o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018) relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu."
Parece complicado, não parece? É por isso que muitos gestores pensam que o caminho para autorizar um novo curso é obscuro, não sabendo de que forma proceder para obter avaliações melhores.

Pensando nesta necessidade, criamos um e-book gratuito que mostra o percurso até um curso nota máxima, trazendo também o ponto de vista de um consultor que auxiliou dezenas de cursos neste processo.

Quer conferir? Basta clicar no banner.
Instagram       Facebook      Linkedin      Site
Copyright © Ensinc. Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail porque optou por isso em nosso site ou faz parte da nossa lista de atualizações.
Deseja mudar isso? Você pode atualizar as suas Informações ou cancelar sua assinatura no link abaixo.
 
 
 


Email Marketing por ActiveCampaign