Compartilhar
ensinc

Newsletter | Agosto 2022

O papel da tecnologia na autorização de cursos.

Qual é o segredo dos cursos nota máxima?

O processo de autorização de um novo curso é repleto de incumbências, deixando muitos gestores confusos sem saber o que fazer para obter uma boa avaliação do Ministério da Educação. 

Na verdade, não há grandes segredos: o necessário é apenas uma melhor compreensão dos diversos requisitos do MEC e do que está envolvido na busca pela excelência. Afinal, queremos mirar na nota 5, concorda?


Em nosso E-book: como autorizar um novo curso na sua IES, que você pode acessar de maneira gratuita neste link, falamos sobre os três principais aspectos de uma nota máxima.

Mas você sabe quanto deste processo depende do bom uso da tecnologia?

Para você ter uma ideia de como a tecnologia foi utilizada para avaliar o credenciamento de uma instituição e de um curso, veja o que diz um trecho do relatório de uma instituição que recebeu nota 4 no conceito avaliado:

“A IES apresentou na relação de documentos disponibilizados para esta comissão um Plano de Administração e Sustentabilidade Financeira onde deixa claro que: ‘Será utilizado um software de gestão, denominado Ensinc, que permite gerenciar todos os processos internos da IES”.

O software de gestão, mencionado no relatório, é um instrumento básico do conceito e deixa claro ao MEC a importância dada pela IES à boa administração e à integração de seus processos em um só ambiente.


Outro fator relevante para uma boa avaliação é a capacitação dada à equipe no que diz respeito ao uso desta tecnologia.


O relatório continua: “Todos os colaboradores serão capacitados para operar o sistema e terão autonomia em seus setores, tendo livre acesso às diretorias quando necessário.”

Para uma boa avaliação neste quesito, o software ou sistema avaliado precisa oferecer meios para facilitar o aprendizado e utilização da ferramenta, bem como oferecer suporte adequado quando necessário. A Plataforma Ensinc — avaliada no relatório — cumpre tais requisitos, dando acesso a tutoriais e a uma equipe de suporte disponível para tirar quaisquer dúvidas que surjam.

Por fim, é necessário dar destaque à importância da gestão de dados.

O relatório prossegue: “A equipe diretiva […] analisará dados fornecidos pelo sistema, pelos colaboradores e pela autoavaliação realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para tomada de decisões e revisão dos processos.”

A cultura de dados se torna fator decisivo para a boa administração de uma instituição. Saber avaliar os relatórios dados pela ferramenta de gestão e tomar decisões assertivas com base neles diz muito sobre a qualidade da educação oferecida por uma IES.


Na autorização dos seus cursos o uso da tecnologia foi um fator determinante?

Enviado para: _t.e.s.t.e_@exemplo.com
Copyright © Ensinc 2022. Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail porque optou por isso em nosso site ou faz parte da nossa lista de atualizações.
Deseja mudar isso? Você pode atualizar as suas Informações ou cancelar sua assinatura.


Email Marketing por ActiveCampaign